.


O que é Glutamina?



O popular aminoácido L-Glutamina é encontrado em feijão, carnes, peixes, aves, produtos lácteos, e claro:  suplementos. A glutamina é um dos vinte aminoácidos não essenciais.  Ou seja, o corpo pode produzir esta substância. 60% da nossa glutamina é encontrado  no  músculo esquelético, e o restante em tecidos como o do sistema respiratório, hepático, nervoso e digestivo.

Glutamina para Quem leva o treino a Sério.

A glutamina é absorvida no intestino  e mantêm um desempenho ideal do sistema imunológico. 60% de aminoácidos de forma livre que flutuam nos músculos esqueléticos  são  L-Glutamina. Depois de uma sessão de treinamento intenso, os níveis de glutamina no corpo caem quase pela metade. A  glutamina tem um papel muito importante no metabolismo das proteínas, assim, é item chave para os que desejam aumentar a massa magra. A glutamina reduz o catabolismo (degradação muscular);  Suplementar com Glutamina  evita  que os estoques musculares deste aminoácido não sejam “desviados”  para outros tecidos que também necessitam de glutamina.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4ILjmRUZVY23z0WqHqoMUHvDIc6Gd9mLvF1LvIqYdoVu9FKBq4dxgoo-dwFNH4FhyphenhypheniAGqhJ_HSLlqMj1KaFi8wBLa867UaKWCbbu28ZdKZxOfiebRfSrbFg-FBBVKIo8gkp3axQ/s400/glutamines.jpg
Em resumo, a glutamina promove a assimilação de nutrientes, regula a síntese de proteínas, estimula a produção do hormônio de crescimento (GH) e reforça o sistema imunológico. Quem treina  PESADO usa um monte de sua glutamina durante o treinamento, o sistema imunológico depende muito deste aminoácido. A suplementação de glutamina mantém os músculos carregados, não sendo roubado para uso em outros lugares, como o transporte de nitrogênio ou manter o sistema imunológico.

Glutamina em Pó

Suplementos de glutamina são encontrados geralmente em forma de pó, uma vez que torna muito mais fácil a ingestão, dependendo de suas necessidades e também contribui para a absorção mais rápida. Existem versões em cápsulas  de glutamina disponíveis, mas para a quantidade de glutamina extra que os adeptos da musculação precisam, o mais indicado é a versão em pó ao invés de tomar uma grande quantidade de cápsulas para obter dose certa. Glutamina em pó é insípida e, como tal, são ótimos para misturar em outros suplementos, como proteínas em pó e pré-, suplementos intra e pós-treino, evitando ter que beber muitos shakes durante todo o dia, dependendo da estratégia de sua dieta.

Efeitos de glutamina, a dose e efeitos colaterais

A recomendação comum  é ingerir (5g) antes e outra dose depois do treino +5g.  A ingestão de grandes quantidades pode resultar em uma dor de estômago. Diabéticos e pacientes com câncer devem ter cuidado quando a suplementação com glutamina porque metabolizam esse aminoácido  de forma anormal. Tal como acontece com todos os suplementos, consulte um especialista  se você tiver quaisquer condições com predisposição.



Depleção de glutamina em Bodybuilders

A glutamina pode ser descarregada pelo stress e também tem sua síntese ativada pelo mesmo; exemplos: Um resfriado comum, pacientes submetidos à cirurgia, vítimas de queimaduras, HIV e pacientes com câncer terão níveis dizimadas de glutamina. Com o treinamento árduo de um  fisiculturista, o estresse que você submete seu corpo através também irá esgotar os seus níveis.

Os sintomas de deficiência de glutamina

Quanto mais você treinar, maior será o aumento nos níveis de ácido láctico e de amônia, o que pode afetar a função muscular. Isso fará com que os hormônios catabólicos entrem em ação.  Mesmo após o treino, os músculos continuam a liberar glutamina continuando sua depleção no organismo. A reposição deficiente/inadequada, resultará em um estado catabólico com perda de massa muscular, exaustão, desidratação celular e atrofia muscular. A glutamina é essencial para musculação pois serve como veiculo para um balanço nitrogenado positivo-> (Repara proteínas corpóreas gastas (anabolismo), resultantes do contínuo desgaste natural (catabolismo/treino) que ocorre no organismo, e assim repara e constroem novos tecidos)

A Dose de Glutamina para Bodybuilders

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAzq09K6wkK9YvbmSfsWkDO_Be6vij08n4odzaWOKrbnRiWARs8-rpArVXxWa9yy0y86Ih_pqVOqFvsmLBqx-X0Uc1v2r2xUo1sn-Jm-JLehsODiAvnNCtB-Yq5ClYpngf8_sdNg/s400/105.L-Glutamine%25282%2529.jpg
Uma dieta equilibrada fornece diariamente  cerca de 3 a 7 gramas de glutamina  oriundas de proteínas animais e vegetais. 2 a 3 g ingeridas no pós-treino ja começam a sintetizar  as proteínas, reparando e construindo  músculos  e já são suficientes  para induzir a secreção de  níveis extras de hormônio de crescimento (GH) a  recomendação é tomar 5g antes e outra dose depois do treino + 5g. A ingestão de grandes quantidades pode resultar em uma dor de estômago, no entanto, testes clínicos mostraram  que até 40g de glutamina por dia é seguro.




E os Benefícios Glutamina

Promove uma reestruturação em doenças que afetam o revestimento e absorção intestinal, podendo inverter alguns dos danos intestinais causados ​​por antiinflamatórios, tais como ibuprofeno.
Glutamina protege o sistema nervoso de  intoxicação por excesso de amônia. Como ela fornece energia para o cérebro, é um aminoácido elevador de humor, melhora o desempenho mental e ajuda a sua memória de longo e curto prazo. Para a musculação, promove a assimilação de nutrientes, regula a síntese de proteínas, estimula a produção do hormônio de crescimento GH e reforça o sistema imunológico. Fatores cruciais para um bom desempenho atletico e deve ser considerado um suplemento indispensável por todos os que se dedicam aos treinos de forma seria.

 Daniel P.

Referências
:

Kinscherf R, et. al., Low plasma glutamine in combination with high glutamate levels indicate risk for loss of body cell mass in healthy individuals: the effect of N-acetyl-cysteine, Journal of Molecular Medicine Vol. 74: 393-400, Julho 1996 Disponível em:

Agostini F, Biolo G., Effect of physical activity on glutamine metabolism, Current Opinion in Clinical Nutrition & Metabolic Care, Janeiro 2010

Glutamine and Glutamate Reference Intervals as a Clinical Tool to Detect Training Intolerance During Training and Overtraining By Rodrigo Hohl, Lázaro Alessandro Soares Nunes, Rafael Alkmin Reis, René Brenzikofer, Rodrigo Perroni Ferraresso, Foued Salmen Spindola and Denise Vaz Macedo







0 comentários: