.

Nosso sistema circulatório transporta muitos hormônios e seus metabólitos em todo o nosso corpo. A maioria dos fisiculturistas tendem a concentrar-se estreitamente nos hormônios  insulina , testosterona e GH por causa do efeito poderoso que exercem sobre o crescimento muscular. beneficios do dhea suplementosrpA testosterona tem sido assunto de muitos artigos em Desenvolvimento Muscular, obviamente, devido à sua importância na manutenção da massa muscular magra. Os estudos sugerem que a testosterona é um hormônio muito poderoso para promover a queima de gordura.

A testosterona é feita a partir da conversão do colesterol através de um número de enzimas precursoras ao longo do caminho:
Colesterol
Pregnenolona 17-OH Pregnenolona DHEA Androstenediona Testosterona

Algo frequentemente esquecido é que precursores de testosterona e até
metabólitos desses precursores possuem concretos efeitos no organismo que podem ser de interesse para quem almeja o tão sonhado efeito: “Ganhar músculos enquanto se perde gordura”. Em particular, o precursor dehidroepiandrosterona (DHEA), em que a comercialização vem sendo crescente por ser apontando como “fonte de juventude” e um “reforço seguro” dos níveis de testosterona.

DHEA é o mais abundante esteróide hormonal no sistema circulatório possuindo efeitos diretos sobre os tecidos biológicos
1, Embora a função do DHEA  seja principalmente ser precursor de andrógenos como a testosterona e o (DHT) di-hidrotestosterona, o DHEA tem uma capacidade própria de se ligar ao receptor andrógeno especifico para uma síntese maior de testosterona. 2

Uma vez que há um declínio gradual do DHEA relacionada a idade se verifica   uma diminuição semelhante dos níveis de testosterona, devido a isso alguns estudos têm avaliado
a suplementação com DHEA em pessoas idosas 3.  Níveis baixos de DHEA também têm sido associadas com a acumulo de gordura no abdômen, o papel do DHEA na regulação  de reservas de gordura tem sido verificado por estes. Um estudo em particular com ratos demonstrou que o DHEA realmente impediu o acúmulo de gordura nos ratos que foram alimentados com uma dieta hipercalórica e rica em gordura 4. Ensaios clínicos examinaram o efeito da DHEA sobre a gordura corporal em  jovens, idosos e atletas, proporcionando resultados esclarecedores. Um dos estudos mais altamente citados é por Nester et al. em 1988 que ministraram resultados notáveis ​​com uma dose extraordinária de 1.600 miligramas por dia, durante 28 dias. 5 Comparado com placebo, eles descobriram que ao triplicar a circulação  do DHEA ocorre  diminuição da gordura corporal em cerca de 30 % dos níveis que se encontravam antes, sem uma mudança no peso corporal, embora não houvesse alterações significativas nos níveis de testosterona ou estrogênio livre.
 Doses mais baixas em indivíduos obesos não tiveram sucesso em melhorar a composição corporal, e isso pode ser relacionado com a capacidade de gordura de metabolizar andrógenos. 6
 Um recente ensaio clinico “
duplo-cego” controlado com placebo mostrou benefícios na resistência à insulina , triglicérides e composição corporal, especialmente em indivíduos idosos. 7,8
 Benefícios dhea

 Os estudos clínicos com DHEA têm sido pouco inconsistentes, tornando-o o suplemento menos popular na categoria pré-hormonais no mercado.
 Porem estes estudos laboratoriais recentes sugerem que o DHEA mereça uma analise mais detalhada. 

O DHEA parece exercer efeitos múltiplos sobre o tecido de gordura, incluindo a inibição do crescimento destas células, promove um aumento da taxa metabólica basal e comanda em parte a inibição das ações do cortisol . 9 Um estudo realizado em 2012 por Karbowska e Kochan (K & K) examinaram a possibilidade mais interessante de DHEA para mobilizar e queimar gordura das células. 9 Outros estudos têm demonstraram que o DHEA e ou os seus metabolitos têm uma capacidade de aumentar a taxa metabólica de repouso (TMR), mesmo se o usuário estiver em uma dieta restrita de calorias. 10
  Sabemos que ganhar uma boa quantidade de músculos sem nenhum acumulo de gordura é humanamente impraticável, então para os que desejam um corpo musculado e definido,  além de estar fazendo dieta é necessário queimar gordura, tanto quanto possível, mantendo a massa muscular, isso aliado aos treinos que você executa é intencionado a hipertrofiar seus músculos sem dar chance de recarregar as reservas de lipídeos, dessa forma e queimando-as para obter energia. 
Enzimas chamadas "lípases" degradam os  triglicérides armazenados na células de gordura transformando-os em ácidos graxos e glicerol, estes então entram na circulação sanguínea,  dando inicio a  um processo chamado lipólise. Estas lipases são ATGL (adipose triglicéridos lipase) e HSL (hormone-sensitive lipase). ATGL em particular, é a enzima limitante na mobilização dos depósitos de gordura, acelerando-a torna-se amplamente benéfico o metabolismo para a perda de gordura. O estudo K & K examinou os efeitos da DHEA sobre estas lípases e feitas algumas observações intrigantes em testes com ratos.

Em primeiro lugar, os ratos que receberam DHEA durante duas semanas comeram a mesma quantidade de comida, que os ratos de controle, mas ganharam significativamente menos peso e as reservas de gordura diminuíram em mais de 20%. Em segundo lugar, os ratos tiveram mais gordura mobilizada no sangue do que os ratos que não receberam o DHEA. Em terceiro lugar, o DHEA parece aumentar a atividade reguladora do metabolismo de gordura por favorecer o mecanismo de uma enzima chamada
PPAR-g, o que amplia ainda mais a estimulação do metabolismo das gorduras.

  Uma vez que a gordura é mobilizada das reservas, ela precisa ser queimada. Este é o lugar onde um metabólito de DHEA entra em ação. Os laboratórios que concebem promovem a ação do DHEA apenas como precursores ou reforçadores de testosterona, esquecendo de suas atividades metabólicas extra a conversão e reforço do testosterona ou estrógeno.
 Um metabólito de DHEA que tem sido comercializado para a perda de gordura e tem um pouco de ciência para apoiá-lo é chamado: 7-Keto DHEA . 7-Keto, DHEA é o éster de acetil, de 7-oxo-DHEA. Obtido naturalmente através da oxidação do DHEA, o 7-keto é um metabólito que não pode mais ser convertido em testosterona ou o estrógeno.

benefícios dhea  Um estudo na revista Steroids publicado em 1998 analisou a atividade de 150 diferentes metabolitos do DHEA, avaliando se qualquer uma destas enzimas poderiam ser potencializadas  com o uso termogénicos. 11
Nesse estudo, os investigadores verificaram que o DHEA potencializou mais de duas vezes a atividade termogênica  dos queimadores de gordura o mesmo estudo associando-se com o 7-keto mostrou-se com resultado ainda mais eficaz.
 

Outro estudo recente do Instituto de Endocrinologia, em Praga, República Checa revisou o papel do DHEA e seus metabolitos na formação de gordura.12
Os pesquisadores observaram a capacidade de 7-oxo-DHEA para competir com um desidrogenase lb-hidroxiesteróide (11 b-HSD 1), o que afeta a conversão de cortisol à cortisona e vice-versa. Os efeitos anti-glucocorticóide de DHEA podem ser obtidos por meio dos seus metabolitos. Os resultados mostraram uma correlação positiva entre 7-oxo-DHEA e obesidade em adolescentes do sexo masculino. Atuando como um inibidor competitivo da conversão de cortisona em cortisol, o DHEA provoca uma redução benéfica do hormônio do stress.

Em conclusão, DHEA e seu metabólito 7-Keto DHEA tem Pontos extras a serem considerados para os exaustivos dias de dieta, já que estudos confirmam a segurança da administração de ambos os compostos, e demonstram resultados positivos em altas doses.  Os poucos dados apontam amplamente o DHEA e seus metabolitos como uma alternativa segura para melhora dos efeitos da dieta ajudando a manter a massa magra através da inibição hormônio do estresse.
Um estudo placebo-controlado de 7-Keto DHEA e seus benefícios para fisiculturistas, como a melhoria da massa magra ou perda de gordura ainda não foi feito. # Fica a dica pros estudantes da área, quem sabe inovando nas pesquisas o “engessado” pessoal da ANVISA não passa a ver estes suplementos com os benefícios que eles realmente proporcionam.
Traduzido e adaptado por Daniel Pereira
Texto original:  Revista MUSCULAR DEVELOPMENT  Victor R. Prisk,

Referências:

1.
Webb, SJ, et al. As acções biológicas de dehidroepiandrosterona envolve receptores múltiplos. Comentários de drogas Metabolismo 2006; 38 (1-2): 89-116.
2.
Chen F, et al. Agonista direta / funções antagonistas de dehidroepiandrosterona. Endocrinologia 2005 Nov; 146 (11): 4568-76.
3.
Tchernov A, Labrie F. DHEA, obesidade e risco de doença cardiovascular: uma revisão de estudos humanos. Eur J Endocrinol 2004; 151:1-14.
4.
Hansen PA, et al. DHEA protege contra a obesidade visceral e resistência à insulina muscular em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. Am J Physiol 1997; 273: R1704-8.
5.
JE Nester, et al. DHEA reduz os níveis séricos de lipoproteínas de baixa densidade e da gordura corporal, mas não altera a sensibilidade à insulina em homens normais. J Clin Endocrinol Metab 1998 Jan, 66 (l) :57-61.
6.
Vogiatzi MG, et al. Dehidroepiandrosterona em adolescentes obesos mórbidos: efeitos sobre o peso, composição corporal, lipídeos e resistência à insulina. Metabolism 1996 Agosto; 45 (8) :1011-5.
7.
Jankowski CM, et al. Substituição dehydroepian-drosterone oral em adultos mais velhos: efeitos sobre a adiposidade central, o metabolismo da glicose e lipídios no sangue. Clin Endocrinol (Oxf) 2011 Oct; 75 (4) :456-63.
8.
Villareal DT, et ai. Efeito da DH EA sobre a gordura abdominal e ação da insulina em mulheres e os homens idosos: um estudo controlado randomizado. JAMA 2004; 292:2243-8.
9.
Karbowska J, Kochan Z. Fat-redutores efeitos da DHEA envolver upregulation de expressão ATGL e HSL, e estimulação da lipólise no tecido adiposo. Esteróides 2012; 77:1359-1365.
10.
Zenk JL, et al. HUM5007, uma nova combinação de compostos termogénicos, e 3-oxo-acetyl7 dehidroepiandrosterona-: cada aumenta a taxa metabólica de repouso de adultos com excesso de peso. J Nutr Biochem 2007 setembro; 18 (9) :629-34.
11.
Lardy H, et al. Ergosteroids II: Metabólitos Biologicamente Ativos e Derivativos sintéticas de dehidroepiandrosterona. Steroids 1998, 63 (3): 158-165.
12.
Secit6tkovi B. 7-oxigenados derivados de dehidroepiandrosterona e obesidade. Praga Medical relatório de 2012, 113 (2) :147-155

0 comentários: