.

O Whey Protein pode servir para ganho de massa muscular magra, complementar as necessidades diárias de proteínas, aumentar a imunidade (imunoglobulinas), auxiliar na síntese proteica e diversas outras funções. Resumindo, o Whey Protein veio para auxiliar a ingestão diária recomendada de proteínas e minimizar o tempo perdido de uma ingestão de proteína sólida. Além disso, ao ingerir o Whey Protein você tem a garantia de estar consumindo somente o que te interessa: proteína. O restante (gorduras, carboidratos, etc) já foi para o lixo! 
 
WHEY PROTEIN é proteina, e proteínas são constituídas por aminoácidos. Ao todo são 20 aminoácidos, que se agrupam para compor as diferentes proteínas. Os aminoácidos se dividem em:
  • Essenciais – não são produzidos pelo organismo e por isso você precisa os ingerir através da alimentação. Existem 9 aminoácidos pertencentes a este grupo:
  1. fenilalanina,
  2. histidina,
  3.  isoleucina,
  4.  leucina,
  5. lisina,
  6. metionina,
  7. treonina,
  8. triptofano
  9. valina.
  • Não essenciais - podem ser produzidos pelo organismo a partir de outros
Valor Biológico das proteínas
As proteínas podem ser classificadas segundo o seu Valor Biológico (VB). Isso é o tanto que uma proteína, é aproveitada pelo organismo depois de absorvida e metabolizada. Uma proteína tem elevado VB se contém aminoácidos essenciais numa proporção semelhante às necessidades do organismo. Se a proporção de um ou mais aminoácidos essenciais é baixa, diz-se de baixo VB.
Whey Protein é a proteína de mais alto Valor Biológico (VB) existente no planeta. Não existe NADA que supere esta proteína nos dias de hoje, nem carne, nem ovo, nem leite nem NADA. O VB também é maior, quando for maior a retenção de nitrogênio proporcionada pela fonte protéica.

O que são os W descritos no Whey:
Certamente você que utiliza  whey protein já deve ter observado em algumas marcas   um numero seguido pela letra  “W” o numero indica por quantos processos  a proteína do soro do leite passou:

 O que muda na proteica do soro do leite ( whey) é a filtragem que receberam

O concentrado é o menos filtrado e com alguma lactose
O isolado é um pouco mais filtrado e com menos lactose
e o  hidrolisado não contem nenhuma lactose

se você não for intolerante a lactose pode pegar o concentrado, mesmo se o seu objetivo for perder gordura, pois existem concentrados de baixo carboidrato, e estes são bem mais econômicos  $$.

WHEY PROTEIN CONCENTRADO
 
É conhecida também como lactoalbumina, e é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 9 aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Esta whey é rica também em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s)



WHEY PROTEIN ISOLADA (MICROFILTRAÇÃO) 
          Esta forma de proteína contém baixíssimas concentrações de lactose e gordura e contém também 90% de proteína. É extraída por membrana cerâmica através de um processo cross-flow de microfiltração. São várias formas de microfiltração. E introduzida também uma substância chamada glicomacropeptídeo (GMP) que é uma das substâncias bioativas do soro e é formada por 64 aminoácidos. Sua assimilação é facilitada. 

WHEY PROTEIN HIDROLISADA (troca IÔnica)
          Essa proteína é extraída através de um processo chamado hidrólise enzimática o que confere a essa matéria prima, o título de proteína de maior velocidade de absorção dentre todas as wheys assimiladas no músculo. Ela tem 92% das proteínas e um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.    

Perceba que são 3 e as outras duas ISOLADA e HIDROLISADA são apenas o whey concentrado que passou por mais processos de filtragem

COMO ESCOLHER O  WHEY CERTO?

whey protein tabela2 detalhes apenas já são o bastante para que  você garanta  o melhor quando for escolher a sua whey protein.
O primeiro deles é olhar na tabela dos ingredientes que nela contém. A lei exige que se coloque na ordem dos ingredientes descritos:Primeiro o que mais contém para o que menos contém.
 
Por exemplo 
INGREDIENTES: Proteína concentrada do Soro do Leite, Proteína isolada do soro do leite, Proteína hidrolisada do soro do leite, proteína do soro do leite ultra-filtrada, aromatizantes artificiais, espessante goma xantana, edulcorantes artificiais aspartame (75 mg/100g) e acesulfame de Potássio (35mg/100g). NÃO CONTÉM GLÚTEN. 
Conforme podem ver, o que mais tem no pote exemplo é Whey Protein concentrada. Essa é uma das formas de verificar se seu whey é mais concentrado, mais isolado ou de outra forma. Existem "wheys" que por incrível que pareça tem Maltodextrina em primeiro lugar. 
O segundo é calcular a porcentagem de proteína no seu whey onde o calculo é muito simples e feito da seguinte forma: 
Você irá dividir a quantidade de proteínas fornecida na dose pela quantidade em gramas da dose  Por exemplo: 
Whey 24g de proteínas a cada 30g do produto. 24 dividido por 30 = 0,8 portanto Seu whey é 80% proteína. 
Um calculo Simples e muito importante para evitar  que se compre porcarias "intituladas" como proteínas
Um whey é considerado BOM, quando tem no mínimo 75% de proteínas  
Qual a quantidade certa?

Agora que você já tem alguma  base do que é  como  escolher o melhor whey, vamos acertar os ponteiros para que este suplemento te faça alguma mudança.
A regra é clara foi obtida através de estudos científicos Basicamente 1,2 á 2Gr por kg de seu peso corpóreo é o que se recomenda. Mas essa necessidade, para um atleta culturista pode chegar a 3gr. por kg em estados normais e 5Gr. Por kg quando faz-se o uso de farmacológicos. portanto se  você pesa  70kg  precisará de  (2.0 x 70)= 140 gramas de proteína pura  por dia   isso  se divide em pelo menos 6 refeições diárias 140/6= 23,5 Gr de proteína pura por refeição.
A maioria dos  atletas bodybuilders  fazem  o calculo com 4.0 Gr de proteína por kg do peso

A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DO WHEY ISOLADO 
 
             Muita gente  procura a Whey Isolada na intenção de olhar seu rótulo para saber quantas gramas de carboidrato esse whey tem como se o carboidrato é que fosse o responsável pelo físico ficar ruim.

E essa deveria ser a menor das preocupações, até porque você terá de usar um carbo  extra junto com seu shake pós treino para parte da sua proteína não ser usado como fonte reparadora  de energia.

A real necessidade da utilização de uma whey isolada na dieta é pelo fato da mesma não conter lactose ela é especifica para quem tem problemas de intolerância ou alergia a lactose ou glúten, alguns casos indicada para refluxo e pós operatórios, como o caso de cirurgias bariátricas.

Se você analisar a quantidade de proteína e aminoácidos entre uma WPI ( Whey Protein isolada ) e uma WPC 80 ( Whey Protein Concentrada ) na dose de 30g, verá claramente que a diferença é tão pequena, que chega a ser imperceptível, ou seja, aquela conversa de que WPI aumenta a sua massa muscular de forma mais rápida, que tem a absorção mais rápida ( diferença de 10 minutos para uma WPC ) é pura lorota e enganação para vc gastar mais.

..e pela ultima vez, não existe WPI com zero carbo, isso é mito, qualquer WPI hoje no mercado varia de 1,5 a 5g de carbo na dose, dependendo da formulação. que é indigerível para algumas pessoas. Se você não é intolerante a lactose pode tomar uma whey concentrada que o efeito é praticamente o mesmo com um custo muito menor.


vale lembrar que algumas marcas isoladas tem uma quantidade de sódio absurdamente alta. Portanto, não adianta nada gastar uma fortuna num whey isolado e na sua dieta constar, carbo extra.
  Preocupe-se mais com sua dieta do que com a quantidade de carboidratos que seu whey contém, 3 graminhas de carbo não vão fazer diferença.

0 comentários: